Documentário sobre o Enart será lançado hoje

Alma Gaúcha. Este é o nome do documentário dirigido pelo santa-cruzense Matias Moura – com roteiro e pesquisa dele e Maurício Lopes – que será exibido hoje, em sessão de lançamento marcada para as 20 horas, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores. A entrada é franca.

Moura e Lopes são alunos do Curso de Produção em Mídia Audiovisual da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e realizaram esse trabalho como exercício de aulas práticas da cadeira de Produção em Multimeios, ministrada pelo professor Paulo Pinheiro. O resultado é um filme de meia hora de duração dividido em quatro partes: A Poesia, A Música, A Dança da Chula e A Dança Tradicional.


As filmagens foram feitas no Ginásio Poliesportivo e no Parque da Oktoberfest durante a finalíssima deste ano da 24ª edição do Encontro de Artes e Tradição (Enart). “Buscamos mostrar o ponto de vista de quem participa do festival, dedicando horas e horas de ensaio para estar em Santa Cruz fazendo parte dessa final”, explica Matia Moura. “Foram apenas três dias”, acrescenta ele, “mas, com certeza, marcaram para sempre os corações apaixonados pela cultura gaúcha.”
Após a exibição de hoje à noite, o trabalho poderá ser visto em www.documentarioalmagaucha.blogspot.com. Moura e Lopes já fizeram outros trabalhos juntos. Entre eles o documentário Recados e Avisos, sobre um famoso programa de rádio em Encruzilhada do Sul.


Ficha Técnica
Direção: Matias Moura.
Roteiro e pesquisa: Matias Moura e Maurício Lopes.
Fotografia: Matias Moura e Luis Habecost.
Câmera: Luis Habecost.
Câmera adicional: Matias Moura.
Edição e montagem: Matias Moura e Maurício Lopes.
Assistente de produção: Cinara Duarte.
Contato: matias.moura@hotmail.com.

Foram apenas três dias, mas que com certeza marcaram para sempre os corações apaixonados pela cultura gaúcha em toda sua força. Três dias de risos, lágrimas, superação, emoção, paixão demonstrada em cada rosto, em cada sorriso, em cada olhar daqueles que fazem da arte sua maneira de ver e colorir a vida. Em toda a parte se viu mãos que se enlaçavam, olhares que se cruzavam. Em toda parte ecoavam os gritos de devoção à arte sulina, e as mãos nas guitarras e as vozes nas gargantas levavam ao mundo um pouco mais de alegria por estar vivenciando a força de toda uma cultura que pulsa altiva e forte, mostrando que esta terra ainda tem dono, e que seus donos são os herdeiros desta Alma Gaúcha. Eles plantam, colhem, cultivam as sementes para que as futuras gerações saibam que aqui ainda se tem raiz e se é feliz por poder dizer: “Eu sou gaúcho.”

Matias Moura

*Diretor do documentário Alma Gaúcha.

Fonte:

www.gazetadosul.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário