INTER-REGIONAL DE VERA CRUZ


A terceira etapa inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) deverá reunir no fim de semana 25 invernadas, 1,3 mil artistas e um público estimado de 5 a 10 mil pessoas. A cidade esta semana ganha decoração e sinalização especial para receber os visitantes. A mostra da cultura gaúcha se inicia na sexta-feira à noite, no ginásio do Parque de Eventos. A realização das atividades desta fase do festival inicialmente estava prevista para Cachoeira do Sul. Mas na reunião do dia 17 de setembro, a coordenadoria regional da 5ª Região Tradicionalista (RT) e a administração municipal de Vera Cruz acertaram a transferência.

As apresentações começam às 9 horas de sábado, com os participantes das modalidades individuais, no ginásio do Clube Vera Cruz, e as danças de salão, no ginásio do Parque de Eventos. O acesso ao público será gratuito. A abertura oficial ocorre às 13h30, no ginásio poliesportivo do Parque de Eventos, com a exibição do grupo germânico Jugendtanzgruppe. Após, começam as apresentações dos grupos de danças tradicionais da Força B, no ginásio, e às 18 horas será a vez dos participantes da chula.

No domingo, a partir das 9 horas acontecem as finais das categorias de declamação e intérpretes, no ginásio do Clube Vera Cruz. Os grupos de danças tradicionais da Força A se apresentam no ginásio do Parque de Eventos. A etapa inter-regional do Enart contará com apresentações de dança de salão, contação de causos, declamação de poesias nas categorias masculina e feminina, trovas no estilo Gildo de Freitas, martelo e campeira, interpretações vocais nas categorias masculina e feminina, conjunto instrumental, conjunto vocal, viola, violão, violino, bandoneon, gaita de boca, piano e botão, chula e danças tradicionalistas divididas em Força A e Força B.

Vera Cruz participa da modalidade danças tradicionais com o CTG Candeeiro da Amizade na Força B. Ainda contará com Adelar Rosa como representante em todas as modalidades de trova. E Ibani Bicca representará o município na declamação masculina.

SEMINÁRIO

A coordenadora de Cultura, Neusa Meert Ferreira, informa que no sábado pela manhã acontece o Seminário de Aprendizagem Tradicionalista (SAT), uma atividade social em que os grupos realizam apresentações junto às entidades assistenciais de famílias em situação de vulnerabilidade social e escolas do município. “Esta iniciativa é uma forma dos artistas trocarem experiências com a nossa população e fazer com que toda a comunidade entre nesse espírito do Enart”, destaca Neusa.

O SAT estará interagindo com entidades em 11 locais: Hospital Vera Cruz (HVC), Centro Educacional, Assistencial e Recreativo da Criança e do Adolescente (Cearca), Escola São Francisco, Lar dos Idosos Nossa Senhora Aparecida, Associação dos Moradores da Vila Esmeralda (Amove), Ginásio de Linha Andreas, Centro de Convivência, Escola Hannemann, Instituto Sinodal Imigrante, Escola Helber Franke e Escola José Pedro Pauli.

A etapa classificatória de Vera Cruz terá a participação de representantes da 2ª RT (região de São Jerônimo), 5ª RT (Vale do Rio Pardo e Cachoeira do Sul), 6ª RT (região de Rio Grande), 16ª RT (região de Camaquã e São Lourenço do Sul), 18ª RT (região de Bagé), 21ª RT (região de Canguçu), 24ª RT (Vale do Taquari) e 26ª RT (região de Pelotas). Os classificados participarão da final estadual, que ocorre de 13 a 15 de novembro em Santa Cruz do Sul, no Parque da Oktoberfest.

Orkut
A inter-regional do Enart, que acontece em Vera Cruz, já virou até comunidade no maior site de relacionamento do mundo, o Orkut. Motivo de debates, comentários, discussões e enquetes, o instrumento de comunicação já possuía 387 membros até a noite de ontem, pessoas de odos os lados do Rio Grande do Sul. Quem quiser participar deve procurar por Inter de Vera Cruz.


FONTE : GAZETA DO SUL

http://www.gazetadosul.com.br/default.php?arquivo=_noticia.php&intIdConteudo=120971&intIdEdicao=1904

Nenhum comentário:

Postar um comentário